segunda-feira, 5 de outubro de 2009


Certificado da minha participação no Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) 2009, realizado no IESB.
Foi desenvolvido um texto científico, referente a disciplina Teorias da Comunicação, e como orientadora, a Profª Daniela Rabelo - JK/Anhanguera. O tema do trabalho era utilizar umas das linguagens da comunicação fazendo referência à algum personagem (fictício ou real). A teoria utilizada foi a "Abordagem Empírica em Campo" e o personagem o "Papai Noel".
O trabalho foi aceito na temática "Intercom Junior 02 - Publicidade e Propaganda, destinado a estudantes de graduação, e apresentado por mim na faculdade "IESB" no dia 05 de junho de 2009.

Acessem o site e veja mais sobre a Intercom: http://www.intercom.org.br/

Resumo do texto:


O Objetivo deste texto acadêmico é analisar a influência da abordagem empírica em campo, uma das Teorias da Comunicação, no discurso publicitário de uma das maiores figuras mundial: o Papai Noel. Todo ano ele aparece e torna-se o símbolo do Natal. Crianças sentem a magia, adultos encantam suas crianças. Ele desce pela chaminé e deixa o presente. Tem sido assim nos últimos séculos. Esta figura fictícia tornou-se real, existe sim, foi criado e dominou o mundo capitalista nos finais do ano. É bonzinho, mas já teve seu lado obscuro. Já foi garoto propaganda de guerras e de cigarros. Descende de São Nicolau, um santo muito antigo e que já fora um homem verdadeiro. O “Bom Velhinho” se tornou um fenômeno publicitário e o mais importante de todos os personagens.



Palavras-chave:

Papai Noel; Natal; Influência; Abordagem empírica em campo.

ps.: em breve postarei o link com o texto completo...

Um comentário:

  1. Amigoo...
    Parabéns... que esse seja o primeiro de muitos...
    Sucesso sempre...
    BjOo

    ResponderExcluir